Friday, December 08, 2006

A PENEIRA DA SABEDORIA

A PENEIRA DA SABEDORIA


Um homem aproxima-se de seu mestre e lhe diz:
- Mestre, vou lhe contar o que disseram do João:
O mestre, com sua infinita sabedoria, responde:
-Calma José. Antes de me contares algo que possa ter relevância te pergunto:
Já fizeste passar a informação pelas "três peneira da sabedoria?"
- Peneiras da sabedoria? Não. Elas nem me foram mostradas - argumentou José.
- Sim José. Só não te ensinei porque não era chegado o momento. Porém, escuta-me com atenção: Tudo que te disserem de outrem, deve passar antes pelas peneiras da sabedoria,
e, na primeira delas, a verdade, eu te pergunto:
- Tens certeza de que o que te contaram é realmente verdadeiro?
Meio sem jeito, José explicou:
- Bem, realmente não tenho certeza. Sei apenas o que me contaram...
O mestre continuo:
- Então, se não tem certeza, a informação vazou pelos furos da primeira peneira e repousa na segunda, que é a peneira da bondade. Pergunto:
- Trata-se de algo que gostarias que falassem de ti?
- De maneira alguma, Mestre. Evidente que não!
- Então se trata de algo que passou pelos furos da segunda peneira e jaz nas cruzetas da terceira e última peneira. Realizo, portanto, a derradeira pergunta:
- Achas mesmo necessário passar adiante essa estória sobre teu irmão e companheiro?
- Não. Mestre. Absolutamente! Respondeu José.
- Então, disse o sábio, ela acaba de vazar os furos da terceira peneira da Necessidade, perdendo-se na imensidão da terra. Não sobrou nada para contar.
- Entendi, querido Mestre. doravante somente as boas palavras terão caminho em minha boca.
- Finalizou o sábio:
- És agora um mestre completo. Volta ao teu povo. Afinal, Terminaste o aprendizado.
Lembra-te sempre, todavia:
As abelhas, construtoras do Criador, nas imundices dos charcos, buscam apenas as flores para sua laboriosa atividade, enquanto as nojentas moscas buscam, em corpos sadios, as chagas e feridas que as mantém vivas.

1 comment:

MiHidaka said...

Adorei!!!